OS DESAFIOS NO
OS DESAFIOS NO
INSCRIÇÕES DISPONÍVEIS APENAS PARA O EVENTO ONLINE!!!
Inscreva-se para receber o link e materiais exclusivos no seu e-mail!
Quando: 10 de novembro de 2023
Horário: 14h às 18h
Onde: YouTube da FIRJAN
Este evento é exclusivo e gratuito para EMPRESAS do setor de joias, bijuterias, gemas, relógios e afins.
Página de inscrição EXCLUSIVA À EMPRESAS do setor de joias e bijuterias
*Sujeito a conferência de dados*
Se você não tem um CNPJ, clique aqui.
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
X Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias
Os Desafios no Horizonte...
Oficinas (09h às 12h)
Oficina 1: LOTADA As novidades na proteção intelectual de joias: revisão e discussão de casos pela Comissão de Moda da OAB RJ (saiba mais)
Oficina 2: LOTADA Inclusão e Diversidade: práticas que expandem seu negócio com a Escola de Gente (saiba mais)
Oficina 3: LOTADA As aplicações do corte a laser em metal na indústria de joias e bijuterias com a equipe do LabJoias SENAI
Palestras (14h às 18h)
INSCRIÇÕES PRESENCIAIS ENCERRADAS! PARTICIPE ONLINE!
14h – Abertura com Luiz Césio Caetano Alves (Presidente em exercício da Firjan), Roseli Duque (Presidente do IBGM) e Carla Pinheiro (Presidente da Ajorio e Sindijoias-RJ)
14h15 – Palestra de abertura: Gil Giardelli: Quando a Inteligência Artificial se encontra com a Inteligência Humana (saiba mais)
O palestrante irá destacar como a inteligência artificial pode ser uma aliada valiosa para as empresas do setor de joias e bijuterias. A IA oferece uma variedade de ferramentas e benefícios para a atividade joalheira, seja na hora de criar um design inovador, na otimização da produção, criando experiências de compra personalizadas, detectando fraudes e muito mais. Não perca essa jornada fascinante!
15h – Painel 1: Desafios enfrentados, Desafios no horizonte e as Respostas do setor (saiba mais)
Palestrante: Carla Pinheiro, presidente da AJORIO e vice-presidente de Relações Institucionais do IBGM e Flávio Castro, sócio diretor da FSB, agência de comunicação corporativa especializada em gerenciar a imagem e a reputação das organizações.
Mesmo perseguindo a pauta ESG desde o começo dos anos 2000, foi no final de 2022 que o setor joalheiro viu sua imagem desafiada, com a atenção da mídia para as implicações das graves violações do garimpo ilegal do ouro em terras indígenas e em unidades de conservação na Amazônia. Desde então o IBGM e as associações estaduais vêm realizando um sério trabalho de resgate de responsabilidades e de reorganização da cadeia produtiva. Além disso, a reforma tributária e seu imposto seletivo estão preocupando os empresários. Venha conhecer e se atualizar em tópicos de interesse para nosso futuro como setor.
15h30 – Painel 2: Mesa-Redonda: Iniciativas em Direção ao Ouro Certificado (saiba mais)
Painelistas: Roberto Cavalcanti, Somos do Minério, Julio Beranger, Unida DTVM, Mário Rodrigues, Fênix DTVM, Maurício Favacho, BioTec Amazônia, Écio Morais, IBGM.
Mediadora: Carla Pinheiro
A problemática da transparência da origem do ouro utilizado pelo setor joalheiro tem sido uma das maiores preocupações recentes do setor. As entidades de classe têm trabalhado para sensibilizar os envolvidos e chegar num consenso que permita dar ao joalheiro a confiança de que ele precisa quando abordado por seu cliente. Os empresários precisam conhecer essa discussão.
16h45 Painel 3: Oportunidades para as empresas dentro do Projeto Conexão Moda Joia do SEBRAE Nacional, IBGM e Associações Estaduais (saiba mais)
Palestrante: Roseli Duque, presidente do IBGM e Davi Abrantes, gerente do projeto.
No início do ano aconteceu a largada de um projeto de desenvolvimento setorial para o setor de gemas joias e bijuterias através do IBGM, associações estaduais e o SEBRAE Nacional. Venha conhecer o que já foi produzido, o que está em andamento, o que está por vir e como sua empresa pode se envolver e se beneficiar do projeto.
17h: Palestra de Encerramento – Giro de Estoque Inteligente (saiba mais)
Palestrante: Márcia Croce, da DGNG.
A gestão eficiente de estoques de produtos é um desafio para grandes e pequenos varejistas. Interfere de forma consistente em todas as outras áreas da empresa. Portanto, implementar ferramentas que possibilitem a interação entre estoque, compras, reposição, vitrine, marketing e equipe comercial, alinha a identidade da marca, otimiza resultados e dá consistência aos recursos e investimentos da empresa.